Por CBTM
O tênis de mesa é um esporte extremamente popular nos países do Oriente. Por isso, não é de se espantar que a Colônia Japonesa, em Ivoti, seja ponto de encontro para crianças e jovens que desejam praticar a modalidade.
A iniciativa comunitária, surgida em 2010 como forma de trazer mais uma opção de lazer aos moradores, acabou ganhando força e, hoje, é parte de um projeto abraçado pela prefeitura e aberto a todos os ivotienses. De acordo com o número um do ranking gaúcho de tênis de mesa e professor das crianças, Jorge Fanck, 25 anos, o grupo conta, atualmente, com 30 participantes, com idades entre 6 e 21 anos.
--- Em outubro, fui contratado pela prefeitura e ampliamos o projeto. Hoje temos dez mesas para jogar e um espaço específico para a atividade --- explicou Fanck.
Biotipo oriental ajuda
Embora tenha surgido na Inglaterra, o tênis de mesa é uma modalidade esportiva dominada pelos atletas orientais, em especial, os chineses. O presidente da Federação Gaúcha de Tênis de Mesa, Jorge Fanck, explica que o melhor desempenho dos orientais se dá, basicamente, por duas razões: biotipo ideal e necessidade de racionalização do espaço.
--- O tênis de mesa é um esporte que exige muita agilidade e a constituição física do povo oriental é a mais adequada para a prática do esporte --- explicou.
Ele também destacou que como esses países são muito populosos, o tênis de mesa é uma alternativa para a prática de esportes em lugares pouco espaçosos.
--- O espaço físico necessário para a colocação de uma quadra é muito menor que a dimensão ocupada por um campo de futebol --- compara.