Por CBTM
A cidade de Madri deu mais um passo para ter o direito de receber os Jogos Olímpicos de 2020. Na manhã desta terça-feira, o presidente do Comitê Olímpico Espanhol (COE), Alejandro Blanco, entregou os documentos de inscrição e as cartas de garantia ao Comitê Olímpico Internacional (COI).
Após o fim do processo burocrático, Blanco declarou que a grande força de Madri é a capacidade de organizar eventos esportivos de alto nível, e disse não temer a crise que castiga a Europa.
--- Unimos o espetáculo dos grandes esportistas com a segurança organizativa. Poucos países podem oferecer isso neste momento. A Espanha tem uma situação complicada pelo tema econômico, mas em momentos de crise há duas soluções: se esconder ou dizer “aqui estou eu” e apresentar a candidatura --- comentou.
A vice-presidente do COE, Theresa Zabell, se disse muito satisfeita com a apresentação do questionário. Entusiasmada, ela classificou os Jogos como uma necessidade para Madri.
--- É a terceira vez que nos apresentamos e temos que deixar claro que é ou agora ou nunca. Não é que Madri deseje os Jogos Olímpicos. Eu acho que Madri precisa de Jogos Olímpicos --- enfatizou.
A entrega dos documentos já havia sido realizada nesta segunda-feira por Tóquio e Doha, e deve ser feito ainda nesta terça por Baku. As cidades de Istambul e Roma, que completam o grupo dos pré-candidatos, devem se pronunciar oficialmente como concorrentes até quarta-feira, data limite.
Após os trâmites burocráticos, um criterioso exame vai estabelecer uma nota de corte para a avaliação dos relatórios entregues ao COI. Somente a partir daí será possível saber quais serão oficialmente as cidades candidatas. O anúncio da vencedora será feito no dia 7 de setembro de 2013, em Buenos Aires.
Mesmo a 572 dias do resultado oficial, Madri pode dizer que já saiu na frente. A cidade já tem 80% das instalações que pretende usar em 2020 feitas ou em construção, fato que é visto com bons olhos pelos especialistas do COI. A candidatura da cidade também conta com o respaldo de 75% dos madrilenos e 84% dos espanhóis, e 90% dos cidadãos consideram que os Jogos levantarão a economia do país.
Esta será a terceira tentativa madrilenha de sediar as Olimpíadas. No processo para os Jogos de 2012, a cidade recebeu diversas avaliações positivas em seus relatórios, mas foi eliminada na terceira ronda e viu o posto ser ocupado por Londres. Já para 2016, Madri perdeu novamente, e o Rio de Janeiro foi escolhido.