Por CBTM
Depois de Lígia Silva e Gustavo Tsuboi, no início da noite dessa segunda-feira mais uma atleta brasileira garantiu presença nas Olimpíadas de Londres. Com apenas 16 anos, Caroline Kumahara fez história e carimbou seu passaporte ao superar a chilena Paulina Vega, por 4 a 3, na semifinal da Seletiva realizada no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, o Cefan da Marinha, no Rio de Janeiro.
A outra atleta classificada é a mexicana Yadira Silva, que venceu a chinesa naturalizada dominicana Lian Qian, que na rodada anterior havia eliminado Jessica Yamada. A Seletiva termina nessa terça-feira e mais duas vagas estarão em disputa. A brasileira vai participar, contudo não poderá mais disputar o Torneio Individual em Londres, apenas por Equipes, já que há o limite de duas atletas por país.
--- Para falar a verdade eu nem sabia se iria disputar a Seletiva para os Jogos Olímpicos, foi tudo muito rápido. Agora preciso dar uma relaxada, ainda estou um pouco nervosa. Eu e meu técnico também, que viveu toda essa expectativa junto comigo --- explicou a Princesinha do Tênis de Mesa brasileiro.
--- Com relação ao jogo procurei pensar o tempo todo que era uma partida como as outras e não que valeria algum título importante ou uma vaga para olímpica. A tática deu certo e agora posso finalmente comemorar --- completou.
Maior revelação da modalidade nos últimos anos, Caroline sempre foi uma menina precoce. Quando tinha pouco mais de 12 anos, ainda com idade para ser mirim, surpreendeu a todos ao conquistar o título do Ranking Paulista no Infantil. Seu talento a levou a Seleção Brasileira e ao ouro no Latino-Americano.
Nesse período disputou várias competições internacionais e conseguiu um feito histórico ao ficar com a medalha de prata no Desafio Mundial de Jovens, realizado na Índia. A atleta do Circulo Italiano de São Caetano do Sul, um dos mais tradicionais centros de Tênis de Mesa do país, mostrou mais uma vez que deixou de ser promessa e já está entre as maiores jogadoras da história do país.